terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Meu Brasil Brasileiro

Li, agora há pouco, a coluna do Arnaldo Jabor, de hoje no O Globo e o comentário do Rodrigo Constantino sobre ela, em seu blog na Veja.com. Agora, seguem os meus pensamentos:

Eu ainda (confesso que às vezes nem sei como) acredito, ou seria melhor dizer: "tenho fé"?, no Brasil. Mas vira e mexe me dá vontade de pensar de maneira puramente "econômica" e até mesmo egoística: será que compensa, salvar o Brasil?

O Brasil está extremamente degradado moralmente, de sorte que o esforço que nós, pessoas decentes (de esquerda, centro ou direita), teremos que exercer para botar as coisas nos eixos e fazer o país voltar a avançar será enorme. O preço que cada um de nós terá que pagar será, sem sombra de dúvidas, extremamente caro.

E, além disso, para avançar quanto?? Fazendo uma análise de custo benefício, será que, coletivamente, o avanço obtido compensa o custo no qual teremos de incorrer? E do ponto de vista individual, o que eu realmente ganho com isso? Será que as recompensas que eu posso auferir compensarão o sacrifício que eu irei necessariamente ter de fazer? Não seria melhor abandonar o país e ir viver em um lugar mais avançado, no qual meus objetivos serão atingidos de maneira mais rápida, em maior quantidade, com maior qualidade, e com menos esforço?

São pensamentos sombrios, sem dúvidas. Creio que somente o verdadeiro amor ao próximo (quer você seja religioso ou não, crente ou ateu) pode nos inspirar a dizer: "sim, vale a pena lutar pelo desenvolvimento, material e moral, do Brasil e eu estou disposto a fazer o sacrifício".

Mas, que às vezes bate um profundo desânimo, isso bate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário