quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A Vaca Indo ("Embestada") Pro Brejo. Ou: Sou o Pessimildo da Campanha do PT, Mas Ainda Tenho Um Fiapo de Esperança no Brasil!

 Comento sobre mais um post do Rodrigo Constantino no blog da Veja.com , que por sua vez comenta sobre uma carta enviada por Luís Stuhlberger, gestor do Fundo Verde, atualmente parte do Credit Suisse Hedging-Griffo, mas que irá se tornar independente em 2015, aos seus clientes.

Segundo tanto Stuhlberger quanto Constantino, o cenário é dos piores para a economia brasileira tanto em 2015 quanto depois, tanto por fatores econômicos internos quanto externos, e tanto por fatores econômicos quanto pelo atual momento político e (por que não?) cultural do Brasil. Leiam ao menos o comentário do Constantino, é curtinho e ele resume os principais pontos da carta enviada por Luís Stuhlberger.

Concordo com os autores em quase tudo, mas vejo uma saída. Existe uma única, mínima ponta de esperança de que os ajustes não sejam tão dolorosos em 2015, 2016, no cenário positivo, ou de que a economia brasileira não beije a lona, no cenário negativo: e essa esperança chama-se "setor privado" ou pode ser ainda mais resumida como simplesmente "mercado".

O custo de capital ainda está baixo no mundo, o que quer dizer que ainda há, graças a Deus, dinheiro sobrando.


Caso Dilma anunciasse um programa realmente sério, benfeito e gigantesco de privatizações, de abertura de mercados, de reformas previdenciária e tributária, principalmente, enfim, de "mercantilização" da economia, apesar da queda inicial no emprego e na atividade em setores setores(justamente naqueles beneficiados pelo protecionismo), acredito sinceramente que o efeito surpresa seria tão grande que, apesar dos dados correntes negativos, a onda de otimismo que tomaria conta dos investidores seria tão volumosa que os investimentos tenderiam a subir mesmo agora.


Mas, apesar de ainda ser novo, não sou idiota, e não tenho a menor esperança de que o governo do PT vá abraçar de vez o capitalismo (o liberal, ou capitalismo, a rigor mesmo, não é!).


ps. Engana-se enormemente quem acha que quem é a favor do liberalismo econômico seja uma pessoa maldosa, sem coração, à favor da concentração de renda, da miséria dos miseráveis e blá, blá, blá... É justamente o contrário!!! #Ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário