sábado, 8 de fevereiro de 2014

Ainda a Energia. Agora + Água

Muito bom o programa "Entre Aspas", da Globo News, sobre a situação atual do fornecimento tanto de energia elétrica quanto de água no Brasil, com os professores da USP Benedito Praga e Edimilson Moutinho dos Santos.

Destaco o trecho à partir de 11:14, em que ao responder a pergunta da apresentadora Monica Waldvogel o professor Moutinho dos Santos bota os "pingos nos 'is'", afirmando também (agora na boca de um especialista na área e de maneira ainda mais clara e enfática que eu) vários dos pontos do meu post sobre a crise do setor elétrico. Nas suas palavras, o Brasil comete um "suicídio energético"! Diagnóstico com o qual eu concordo plenamente. Ele também chama atenção ao fato - que eu já havia levantado no meu post - de que insegurança energética prejudica não só o funcionamento atual da economia, mas também investimentos em capacidade futura de produção!

Outro ponto relevante foi a intervenção do professor Praga chamando atenção de que o problema de abastecimento de água passa também por nós, consumidores, que devemos consumir de maneira mais responsável esse recurso, ainda mais quando os investimentos na área são insuficientes. Sem ser um eco-chato, ele nos chama a atenção para que consumamos menos água, sobretudo em épocas de estiagem prolongada e reservatórios em baixa, e para que evitemos o desperdício, e ainda que pequenas economias que tem custo zero para o indivíduo, como desligar a torneira quando estiver escovando os dentes (o exemplo é meu), ao final de um dia podem somar-se um volume de água significativo.

Enfim, assistam ao programa! 

#ficadica 


ps. E nem longo o programa é, menos de 24 minutinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário